SÃO PAULO – Nem só de rock, jazz, cinema e teatro será a feita a Virada Cultural 2010. Fãs do universo geek também terão atrações dedicadas a eles.

Em sua sexta edição, o evento programou atrações especiais para quem aprecia cosplay, quadrinhos, universo Sci-Fi etc. Para Carlos Augusto Calil,  secretário de cultura de São Paulo, “a Virada Cultural se consagrou como a festa da cidade, múltipla e inclusiva”.

O QG geek da Virada será a praça Roosevelt, no centro da cidade. Dividida em três espaços: praça Pentagonal, vão e estacionamento, a praça vai abrigar uma arena de games, mesas de RPG, shows (serão oito bandas, como Sentai, J. Squad e Agente Smith), e a parada Cosplay (que será transmitida em tempo real pela internet).

Apresentações de fantasias medievais e a realização dos live-action RPGs Conselho Jedi, 501 Squadron e A Caverna do Dragão também estão programadas para o espaço.

A praça também será o ponto final de caminhadas, como a parada Estelar, inspirada no filme Star Wars e que contará com soldados imperiais, stormtroopers, cavaleiros jedi e o próprio Darth Vader (veja destaques abaixo).

Para quem está a fim de aproveitar o fim de semana para dançar, a dica é o Baile Silencioso, balada ao ar livre  que acontece no Sesc Pompéia. Na festa, cada um pode levar o seu MP3 player ou se conectar, por meio de fones wireless, a um dos três canais de áudio ofertados. 

Outra novidade deste ano é a inserção da Virada no universo das mídias sociais. Durante todo o evento, internautas poderão acompanhar as novidades por meio do Twitter e de um blog.

Marcada para sábado, a partir das 12h, e domingo, até as 18h, a Virada Cultural contará com 1049 atrações, como shows de música, exibição de filmes, apresentações de teatro e intervenções, divididas em 189 pontos da cidade. R$ 8 milhões foram investidos em sua produção. A prefeitura espera que 4 mihões de pessoas participem dos eventos. A programação completa pode ser visto no site do evento.  

DESTAQUES GEEKS DA VIRADA CULTURAL

PRAÇA PENTAGONAL

1 – Animação do Palco Cosplay, sábado, às 18h

A equipe do fórum Cosplay Brasil realizará a cobertura do evento em tempo real para a internet. Eles serão responsáveis pela animação do palco, convidando o público fantasiado a participar do evento.

2 – Apresentação Livre Medieval, sábado, às 20; domingo, às 13h

Armados de espadas, escudos e armaduras, os grupos Confraria das Ideias, Alliance e os clãs da EBM simularão combates, revivendo as batalhas da Idade Média.

3 – Batalha de Sabres de Luz, sábado, às 22h; domingo, às 4h

Combate de sabres de luz coordenado pelo grupo Blades do Conselho Jedi, baseado nos jedis do universo de Star Wars. Vai começar no vão da praça e se estender até o palco do espaço Pentagonal.

4 – Apresentação livre de cosplay, sábado, às 21h; domingo, às 12h

O palco e a Praça Roosevelt será frequentado durante todo o período da Virada por participantes fantasiados inspirados em animes, mangás, séries e filmes da cultura pop japonesa. O palco receberá as apresentações livres dos participantes para mostrarem suas fantasias e performances ao público.

5 – Live Action de Vampiro: a Máscara, sábado, à 0h

A modalidade live-action é uma variante do RPG de mesa na qual os jogadores vestem seus personagens e participam caracterizados conforme a temática do evento.

PRAÇA ROOSEVELT

1 – Independance Day, durante todo o sábado

Reunião de editores de HQs a fim de quadrinhos independentes.

2 – Maratona de filmes Sci-Fi, sábado, às 22h30

Exibição de filmes de ficção científica, como “Soylent Green”, “Jornada nas Estrelas” e “Batman Vs. Predador”. 

3 – Chegada da Caminhada Estelar, sábado, às 21h

Com a participação de soldados imperiais, stormtroopers, cavaleiros jedi e o próprio Darth Vader, o desfile partirá do metrô Anhangabaú (saída Xavier de Toledo), às 18h do sábado

4 – Apresentação de Jornada nas Estrelas, domingo, às 10h

A Federação Estelar estará presente mostrando algumas fantasias baseadas no cenário de Jornada nas Estrelas e discutindo entre o público as curiosidades sobre a série de televisão, cinema, livros e quadrinhos que definiu uma parte da ficção científica atual.

5 – Desfile Star Wars, domingo, 11h

Intervenções entre o público ao som da Marcha Imperial com fãs e artistas caracterizados como os personagens de Star Wars — stormtroopers, soldados do Império e o próprio Darth Vader, com uma apresentação de sabres de luz no vão da praça, realizado pelo grupo Blades e o Conselho Jedi.

SESC POMPÉIA

Baile Silencioso, sábado, à 0h

Balada ao ar livre, em que cada participante pode levar seu MP3 player ou dançar ao som de três DJs convidados, que serão ouvidos em três canais separados com uso de um fone especial. Imagens também poderão ser vistas individualmente, com a ajuda de óculos especiais.