Os principais ciclistas do Brasil na modalidade mountain bike disputam no próximo final de semana a VII Edição do 70km de Ceilândia (70km de Brasília) de Mountain Bike. A prova, que terá seu pórtico de largada e chegada na Orla do Lago, será realizada neste domingo (02/05), em Brazlândia-DF, a partir das 8 horas.

Entre os atletas confirmados, destaque para Rubens Donizete (MERIDA SR SUNTOUR CATEYE), campeão do evento em 2009; Edivando Cruz e Odair Pereira (SCOTT VZAN PROSHOCK SHIMANO), campeões das edições 2006 e 2007, respectivamente, além de Ricardo Pscheidt, campeão de 2008; e o local Abraão Azevedo que venceu a prova em 2005.

“Meu primeiro ano no evento foi no ano passado. Gostei muito do percurso, pois como era uma prova de maratona, tinha bastante subidas, trilhas e estradão. Misturava todos os tipos de pista, fazendo com que o percurso fosse interessante o tempo todo. Além disso, quanto ao nível dos atletas, foi possível perceber que o evento reúne os melhores atletas de Mountain Bike do Brasil, tornado a prova disputadíssima.”, declarou Rubens Donizete, que foi medalha de prata nos Jogos Sul-americanos em Medellin e no Panamericano de MTB na Guatemala neste início de 2010.

“Como já participei de algumas edições posso dizer que o evento só tem crescido. O Camilo e toda equipe da organização têm se empenhado para fazer uma grande prova sempre pensando nos ciclistas.”, declarou Edivando Cruz que é campeão brasileiro de XCO (2009) pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e foi o 5º colocado nos Jogos Sul Americanos 2010 em Medellin pela União Ciclística Internacional (UCI). “O Percurso dos 70 km é a medida certa para uma Maratona. Cada ano é um novo desafio e uma nova surpresa, pois quem pensa que no cerrado não tem montanha está enganado! A prova sempre vai selecionando aos poucos e é preciso saber dosar as energias. Temos sempre um terreno variado e é importante seguir os modelos internacionais da Maratona: não pode ser só estradão, tem que ter também adversidade. Um pouco de trilha sempre dá um toque especial à competição.” comentou o atleta.

Sobre as chances da composição do pódio Rubinho comenta: “Esse ano acho que vai ser ainda mais difícil, pois além dos atletas que já estão andando forte há alguns anos, como Edivando, Pscheidt, Robson, Montoya e outros, também vem se destacando o atleta da sub-23 Sherman Paiva, que com certeza vai brigar de igual pra igual com os elites. Acho que esse ano em especial fica difícil destacar um favorito ao título, pois todos têm boas chances de ganhar a prova.”

“Tenho treinado arduamente e espero sim estar na disputa pelo prêmio extra. Essa premiação extra por certo está gerando grande expectativa entre os já campeões dos 70 km de Ceilândia,” comentou Odair Pereira da equipe Scott Vzan Proshock Shimano.

A conquista do título pode ser definida pelo equilíbrio mental: “Por ser uma prova longa teremos trabalhar não só o corpo, mas também o psicológico, e o que estiver melhor preparado em ambos levará o título merecidamente,” concluiu Rubens Donizete.

Saiba quais foram os campeões na classificação geral das edições anteriores:

2004 – Marconi Soares Ribeiro (Cabeleira)
2005 – Abraão Azevedo
2006 – Edivando Souza Cruz
2007 – Odair Pereira
2008 – Ricardo Pschiedt
2009 – Rubens Donizete

Maiorers informações: CGM Eventos Esportivos, (61) 3375-2176, contatos@ciclistajc.com.br ,http://www.sportime.cjb.net/

Fonte: Mbikecom / colaboração http://www.sportime.cjb.net/ http://torceocabo.blogspot.com/
Foto: Simone Alves / divulgação