Uso automático de Geotagging (inserção de coordenadas GPS nas suas fotos) é uma gravíssima falha de segurança que os iPhone apresenta.

Descobri por acaso da seguinte maneira:

– Tirei uma foto com o IPhone e mandei para mim mesmo por e-mai pelo próprio aparelho.

– Como queria saber as propriedades da câmera que tirou a foto (abertura, tempo de exposição), cliquei no arquivo com o botão da direita, selecionei propriedades e escolhi a abadetalhes.

– Qual não foi a minha surpresa ao ver ali as coordenadas GPS do local em que estava.

Tudo bem, e daí pode pensar o leitor agora. Se você não apreciou ainda a gravidade da situação vou dar um exemplo bem bobinho:

Você acabou de comprar seu IPhone novo e vai tirar a primeira foto, ele pergunta se pode usar o GPS,  você todo empolgado com seu novo brinquedinho diz que sim, note que nunca mais ele vai perguntar isto de novo para você. Ainda animado com seu novo celular você tira uma foto da sua casa e coloca no seu blog para mostrar como é legal a camera do iPhone.

A partir deste momento qualquer pessoa esperta vai conseguir saber exatamente onde é a sua casa, e que você tem um iPhone, e acho que você concorda comigo que isto não é legal.

Acho que você consegue pensar em exemplos mais trágicos do mau uso desta funcionalidade … Portanto cuidado!