Vai ao cartório? Que tal dar uma passada na rede para checar se está levando os documentos corretos ou tirar uma dúvida? Depois de abrir uma comunidade no Orkut, o 32º Cartório – Notas e Registro Civil de São Paulo criou um perfil no Twitter @32Cartorioem janeiro deste ano para esclarecer dúvidas dos internautas pelo microblog.

“É um canal aberto, dinâmico e altamente disponível”, explica o diretor geral do 32º Cartório e autor da iniciativa, Carlos Akira Sato. Além de responder a perguntas diretas, o perfil inclui informações diárias sobre os serviços prestados pelo cartório e busca referências sobre cartórios no microblog, informa Sato.

As dúvidas mais frequentes respondidas no Twitter envolvem preços, documentos necessários para a prática de determinados atos, horário de funcionamento, regime de bens de um casamento e regras que regulam a atribuição do nome a um recém nascido.

Esclarecer as dúvidas e orientar juridicamente os cidadãos, sem custos, é uma das funções dos Oficiais de Registro e Tabeliães, esclarece Sato. “Prestamos um serviço público, portanto, temos a obrigação de disponibilizar canais efetivos de comunicação”, afirma o diretor do cartório.

Em breve o atendimento terá um perfil na rede social Facebook e atendimento por comunicador instantâneo. Fisicamente, o 32º Cartório realiza mais de 130 mil atos por mês e recebe mais de 1.500 usuários por dia.