Garmin 705

Nessa primeira coluna sobre GPS, Glauco fala sobre o Garmin 705 e porque ele é melhor para quem pretende ter um na bicicleta.

Direto de Minasland, aqui vos bloga Glauco Alcântara, que, entre uma mordida e outra em um pão de queijo quentíssimo, tentará ensinar a vocês, pobres mortais, a arte e maestria de se operar corretamente um GPS e extrair dele o máximo.

Primeiramente vamos deixar de lado as gambiarras… GPS para bike é como o próprio nome diz: um GPS para bike e não um celular n95 adaptado, ou um GPS para carro adaptado, etc. Todos os ensinamentos desta minha humilde coluna se basearão no modelo Garmin Edge 705, mas colocarei a coisa de uma forma que usuários de outros aparelhos também se beneficiarão.

Para um START inicial desta coluna achei por bem colocar a coisa em formato de perguntas e respostas, pois as dúvidas são muitas e assim a gente já sai solucionando de forma prática alguns pontos cruciais:

Pergunta 1 – Um GPS de bike é melhor que um GPS “normal”?

Resposta – Sim, um GPS pra bike é muito melhor que um normal, pois além dele marcar a trilha (tracklog) ele também armazena e monitora uma série de dados complementares como velocidade naquele ponto da trilha, cadência (RPM do pedal, se tiver o sensor) naquele ponto da trilha, batimentos cardíacos naquele ponto da trilha (se tiver o sensor), potência naquele ponto da trilha (se tiver o sensor) e vários outros dados dependendo do GPS. Resumindo, o arquivo (tracklog) gerado por um GPS de bike é muito mais complexo do que um tracklog gerado por um GPS normal!

Vamos a outros fatores: o formato anatômico de um GPS pra bike é próprio pra bike, seu encaixe é próprio pra bike, ele possui sensores extras que são próprios pra bike (como sensor de cadência e potência, por ex.). No caso do Garmin EDGE 705 você tem a possibilidade de treinar com um parceiro virtual (função própria deste GPS que falaremos depois), monitorar seus treinos e dados através de um programa específico que vem com o GPS (Garmin Training Center) e vários outros motivos que iremos discutindo com o tempo.

Pergunta 2 – Como faço para marcar uma trilha que eu fiz com o GPS?

Resposta – No caso dos GPS da Garmin, para marcar uma trilha você simplesmente aperta o botão START/STOP (na tela aparecerá CRONÔMETRO INICIADO), que fica embaixo da tela no EDGE 705 e ele entende que deve começar a gravar aquele trajeto (pense no João e Maria da história, que iam jogando migalhas de pão pelo caminho para conseguirem voltar) – ver fig. 1.

Quando você terminar de fazer a trilha precisa fazer duas coisas muito importantes: apertar o botão START/STOP novamente (aparecerá na tela CRONÔMETRO PARADO) e o mais importante: apertar o botão LAP (ver fig. 2) e segurá-lo apertado durante 4 segundos (na tela aparecerá a mensagem REPOR EM 3,2,1). Quando você executa estas 2 funções e GPS entende que deve “fechar” a trilha e então armazená-la em sua memória.

Nos próximos capítulos desta novela satélica explicaremos o que dá pra fazer com uma trilha (tracklog) armazenado e mais dicas e truques gepeéssicos!Inté …Saudações from Minasland…

Tem alguma dúvida que não foi respondida? Pergunte ao Glauco, clique aqui!