Dia 19 de dezembro de 2009 o CicloBR, em parceria com o Parque da Serra do Mar, CPTM e Prefeituras das cidades São Paulo, São Bernardo Cubatão e Santos, irá realizar o Evento Teste da Rota Cicloturística Márcia Prado.


A Rota Cicloturística Márcia Prado tem início no bairro do Grajaú, ainda na cidade de São Paulo, passa por São Bernardo do Campo, Cubatão e termina na cidade de Santos. Todo seu percurso será indicado através de placas especialmente confeccionadas para distinção da rota.

A distância total da Rota Cicloturística Márcia Prado conta com percurso de 77 quilômetros, passando por paisagens naturais exuberantes de um dos poucos locais que ainda possuem mata atlântica preservada da Serra do Mar.

Portanto se você pretende participar deste evento, esteja certo de suas condições físicas e de seu equipamento, além de organizar seus próprios suprimentos de alimentação e reidratação e seu retorno. Consulte o mapa do percurso e sua altimetria abaixo para avaliar sua capacidade de participação.

As Prefeituras das cidades por onde passa a rota, o Parque Estadual da Serra do Mar e o Instituto CicloBr não se responsabilizam pela integridade física de qualquer participante, sendo que cada um será responsável pela programação e realização da sua cicloviagem durante o dia do evento!

Salienta-se que será permitida a entrada no Parque Estadual da Serra do Mar das 8h00 horas até as 15h00 horas, considerando que todos que saiam do parque tenham condições de chegar em Santos ainda com a luz do sol!

Exclusivamente no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, o percurso será integralmente monitorado por agentes voluntários capacitados pelo Instituto CicloBr, onde, por motivos de segurança, será exigido alguns itens obrigatórios relacionados abaixo:

  • Capacete Afivelado
  • Tênis
  • Bicicleta em boas condições mecânicas
  • Preenchimento de um cadastro obrigatório

Ao acessar o parque, como parte do monitoramento, todos os ciclistas passarão por uma palestra com dicas de segurança, preencherão um cadastro e ao final, responderão uma pesquisa. Além disso todas as bicicletas passarão por uma vistoria mecânica para que o ciclista não corra riscos desnecessários durante a descida do parque. Para deixar sua bike em perfeitas condições, não deixe de visitar a seção de dicas do hotsite.

Em tempo, estamos cooptando voluntários para ajudarem no Projeto NIP Bike. Caso queira se voluntariar, mande um email para ciclobr@ciclobr.com.br.

Parabéns a todos que tornaram a criação da Rota Cicloturística Márcia Prado possível, sendo apenas uma pequena homenagem a uma grande amiga e cicloturista! Paz no trânsito!

Dados informativos:

Quando: 19 de dezembro de 2.009.

Onde: início no Grajaú (São Paulo) e chegada em Santos

Horário de funcionamento do Parque Estadual da Serra do Mar: das 8:00 as 15:00