No último dia 30 de agosto, a prefeitura municipal de São Paulo, com o apoio do Bradesco e com a realização da Caloi, da Federação Paulista de Ciclismo e da própria prefeitura, inaugurou uma iniciativa muito interessante para quem curte as duas rodas auto-propulsionadas – nossa querida bicicleta, carinhosamente chamada de “Bike”. Estiveram presentes cerca de 9,2 mil pessoas, muito acima da espectativa dos organizadores!!!
 
Esta iniciativa chama-se ciclofaixa (www.ciclofaixa.com.br). Por enquanto, são 5 km de percurso, ligando os parques Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas. A idéia é chegar a 22 km. Aí a brincadeira começa a ficar mais interessante…
 
Neste último domingo tive o privilégio de percorrer a ciclofaixa, e a minha impressão foi das melhores!!!
 
São cerca de 130 monitores, 42 agentes da CET, , funcionando aos domingos, das 7 as 12h.
 
É uma iniciativa voltada para o ciclismo recreacional, principalmente para as famílias, que carecem de espaço deste tipo em São Paulo. Realmente, o que encontrei me surpreendeu muito, pois não é muito comum o ciclista ter este tratamento em nossa cidade. Lógico que sempre terão críticas, algo do tipo: poderia ter um percurso maior, as faixas são meio “apertadas” e se queremos andar mais rápido podemos atrapalhar e sermos atrapalhados, poderia funcionar em mais dias, e por aí vai…
 
Mas eu prefiro optar neste caso pelo que já esta funcionando e bem. Confesso que fiquei muito impressionado com a infra-estrutura e com a segurança, e espero que a prefeitura possa fazer desta uma iniciativa permantente!
 
Para isto, vamo utilizá-la ao máximo!
 
Então fica aqui o convite: tire a magrela de casa, dê uma revisada nela, e, acima de tudo, use sempre capacete!!!